10/12/2013

GSI lança bebedouro exclusivo para frango de corte

GSI lança bebedouro exclusivo para frango de corte
São Paulo, 02 de dezembro de 2013 – A GSI Agromarau, empresa do grupo AGCO, referência na fabricação de equipamentos para produção de proteína animal, acaba de lançar o Nipple Click2, um bebedouro exclusivo para frango de corte. O produto nasceu para acompanhar a evolução do segmento avícola e com o objetivo primordial de oferecer uma hidratação adequada às aves, especialmente nos primeiros dias de alojamento.
Atrelados à evolução genética das linhagens de matrizes e ao processo incubatório, os animais vêm apresentando diferentes características. “É comum ocorrer o alojamento de pintinhos fora do padrão considerado ideal por estudiosos: desidratados, nascidos de matrizes abaixo ou acima da idade indicada, com baixo peso inicial – pintinhos com até 30 gramas contra a faixa considerada ideal de 45 gramas – e, por consequência, com menor potencial de desenvolvimento quando comparados aos pintinhos maiores”, explica a engenheira de produto da GSI Agromarau, Emilene Dalmolin.
O Nipple Click2 chega ao mercado para ajudar a compensar essa diversidade e, ainda, melhorar os resultados zootécnicos. O equipamento tem um bico especialmente projetado para facilitar a liberação da água. Testes demonstraram que, com ele, os pintinhos fazem 60% menos esforço para empurrar o bico lateralmente e beber.
As peças (bucha metálica e pino inferior) do bico foram modificadas a fim de deixá-lo mais leve. O mecanismo exclusivo GSI Agromarau facilita tanto a liberação lateral da água (para os primeiros dias de vida do pintinho, quando algumas aves têm menos força para empurrar lateralmente o pino inferior do bico do bebedouro), quanto a liberação vertical (quando, ao longo do desenvolvimento, a ave já consegue erguer o pino inferior para se hidratar).
E a preocupação com a hidratação é assunto sério: se a ave não bebe, também acaba não comendo. Uma das consequências é a mortalidade, que faz o produtor amargar prejuízos. A hidratação e a nutrição adequadas dos pintinhos, aliadas à ambiência e ao manejo, entre outros fatores, agem de forma conjunta para o desenvolvimento pleno dos animais.
Versatilidade – O produto está disponível em dois modelos: alta vazão (100ml/minuto) e altíssima vazão (160ml/minuto). Esse último deve ser instalado, obrigatoriamente, com a taça aparadora de gotas. A taça não deixa a água excedente cair no solo (o que pode gerar um problema sério de umidade de cama) e ainda evita o desperdício: o resquício de líquido no compartimento é consumido pelas aves.