10/03/2010

AGCO conquista Menção Honrosa no Prêmio TOP de RH 2009

Case de Comunicação Interna nas unidades da AGCO América do Sul é reconhecido pela ADVB
A AGCO recebeu no dia 9 de março Menção Honrosa no Prêmio TOP de RH 2009, concedido pela Associação Brasileira de Rercursos Humanos (ADVB), em reconhecimento ao programa Sistema AGCO de Comunicação Interna, desenvolvido desde 2009 em suas unidades na América do Sul. A premiação foi entregue no Teatro da União Cultural Brasil–Estados Unidos, em São Paulo. O case contemplado pela ADVB surgiu diante da necessidade de padronizar o fluxo de informações nas unidades da AGCO, em consequência de diferentes culturas agrupadas na empresa que, presente desde 1996 na América do Sul, fez diversas aquisições. O setor buscou uma identidade única, através de estratégia para integrar os funcionários de suas diferentes marcas, como Challenger, Fendt, Massey Ferguson e Valtra, distribuídas em plantas localizadas em cinco cidades brasileiras e uma na Argentina. Para promover a estratégia de integração entre diferentes culturas e, ainda, frente ao distanciamento geográfico das unidades, a área de RH investiu na comunicação interna da AGCO como principal ferramenta. Com o auxílio de uma consultoria em comunicação interna e endomarketing, através da agência HappyHouseBrasil, a empresa conquistou e envolveu os colaboradores de todos os níveis hierárquicos, ouvindo suas necessidades e disseminando informações por meio deles. “Com o programa Sistema AGCO de Comunicação Interna, a área de RH norteou a adoção de um posicionamento interno claro, inspirado no conceito Informação que aproxima – Sentimento que une”, conforme a Diretora de Recursos Humanos da AGCO América do Sul, Marília Maya. Nesse movimento, os líderes internos passaram a ser os principais responsáveis pela fluidez da comunicação. A sistematização de canais oficiais de comunicação, bem como a identificação das dimensões da comunicação interna, também foram determinantes. “Hoje, a AGCO possui uma forte cultura voltada para a informação, muito mais consistente e reconhecida pela esmagadora maioria dos colaboradores”, ressalta Marília. A integração entre os funcionários segue crescendo e a AGCO é percebida como uma companhia que fala diretamente com seus colaboradores, que se preocupa com seu bem-estar, que informa e antecipa os acontecimentos através de canais de comunicação altamente eficazes. A mudança na realidade corporativa teve na área de Recursos Humanos a peça decisiva e os profissionais, cada vez mais engajados e participantes, são fundamentais no constante processo de expansão da AGCO em seus mercados de atuação.