06/12/2011

AGCO patrocina exposição “A arte de sentir”, em Canoas (RS)

Mostra será realizada de 07 a 17 de dezembro e busca uma conscientização do público para a realidade dos portadores de necessidades especiais, como forma de inclusão social
Feche os olhos e, por alguns minutos, tente sentir o mundo que o cerca com as mãos. Esta é a proposta da segunda edição da exposição “A arte de sentir – maquetes táteis”, aberta ao público de 07 a 17 de dezembro, no UNILASALLE, em Canoas (RS), e que tem como objetivo promover uma interação entre pessoas com deficiência visual e a sociedade.

Idealizada pela prefeitura do município, em parceria com o Instituto AME, a exposição conta com o patrocínio da AGCO – dona das marcas Massey Ferguson e Valtra –, a iniciativa combina arte, design, arquitetura, tecnologia e comunicação com o uso de materiais multisensoriais e interativos, ou seja, uma forma de expressão artística acessível e tangível a todos os expectadores.

Em uma área com cerca de 60 m² estarão expostas maquetes de ambientes acessíveis como dormitório, banheiro, cozinha, sala, área externa, escadas e rampas, produção agrícola no estado, ecoturismo, entre outras. Com o propósito de promover uma interação entre pessoas com deficiência visual e a sociedade, a exposição serve ainda como ferramenta de percepção dos espaços de exclusão e de segregação que podem se formar nas cidades, com reflexos, entre outras coisas, no acesso aos bens econômicos e culturais por deficientes físicos. Em última análise, essa proposta visa disseminar, através dos cinco sentidos, a informação sobre a realidade deste grupo de pessoas e, assim, contribuir para uma sociedade mais inclusiva e democrática.

A mostra, que já passou por Porto Alegre, encontra-se agora em Canoas e deve percorrer, no próximo ano, outras cidades do país até se fixar como um memorial no Cais do Porto, em Porto Alegre, e se tornar parte das atrações da capital gaúcha para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

“A AGCO apóia a exposição, pois julga importante trazer para a esfera social o debate sobre a aceitação das diversidades, algo que já acontece dentro da empresa. Em todas as nossas unidades temos uma política de inclusão e capacitação destes funcionários, e queremos que a sociedade também se sensibilize”, justifica Arno Duarte, Gerente de Recursos Humanos da AGCO.

“A arte de sentir – maquetes táteis” integra também as comemorações do dia internacional da pessoa com deficiência, celebrado pela ONU, e é um desdobramento de um dos em projetos de Responsabilidade Social da AGCO, o ISCA (Inclusão Social, Capacitação e Acessibilidade).