09/01/2012

AGCO assume controle da Santal e fortalece presença no segmento sucroalcooleiro

Negócio amplia o sólido portfólio da AGCO, que conta com as marcas Challenger, Fendt, Massey Ferguson e Valtra. Aquisição de um dos principais fabricantes de equipamentos para o setor sucroalcooleiro posiciona a AGCO como uma fornecedora de soluções completas em mecanização do cultivo canavieiro.
São Paulo, 06 de janeiro de 2012 – A AGCO, Your Agriculture Company, (NYSE:AGCO), fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas, anuncia hoje o acordo para aquisição de 60% da Santal Equipamentos S/A, empresa fundada em 1960 e uma das principais fabricantes de colhedoras autopropelidas de cana e equipamentos para o setor. A negociação no valor de US$ 31 milhões, sujeita à aprovação regulatória, tem por objetivo fortalecer o amplo portfólio da AGCO no setor agrícola, reforçando a liderança da companhia no Brasil.

“Este é mais um passo importante da AGCO no sentido de oferecer uma solução mecanizada completa para o setor agrícola, em linha com o direcionamento estratégico da empresa. Recentemente começamos a atuar no setor de armazenagem de grãos e sistemas de produção de proteínas, com a aquisição da GSI. Agora, com a Santal, passamos a oferecer um portfólio amplo de produtos para todo o ciclo canavieiro, do plantio ao transporte”, afirma André Carioba, Vice Presidente Sênior e Gerente Geral da AGCO América do Sul.

“A aquisição é um marco relevante para a agricultura brasileira, em especial para o setor sucroalcooleiro. A união de forças entre AGCO e Santal, com sua tradição e conhecimento profundo deste segmento, deverá beneficiar agricultores, usinas, contratistas e demais clientes. A parceria permitirá a integração das linhas de produtos e o desenvolvimento de novas tecnologias, resultando em maior produtividade e mais opções de escolha. Passamos também a contar com uma ampla rede de distribuição especializada no Brasil, América do Sul e também em outros continentes”, comenta Arnaldo Adams Ribeiro Pinto, CEO da Santal Equipamentos S/A.

Com sede na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Santal é reconhecida pela força e durabilidade de seus produtos e tem entre seus clientes grandes empresas como Bunge, Cosan, Louis Dreyfus e Ouro Verde. A Santal dispõe de duas versões de colhedoras de cana, uma com tração por pneus e outra por esteira. Além de apresentar altos níveis de produtividade, a colhedora de cana Santal tem baixo consumo de combustível, uma vantagem relevante neste segmento.