Produção Mais Limpa


Cabine de pintura a pó - redução do consumo de tinta e eliminação de efluentes e resíduos sólidos
Produção mais Limpa significa aplicação contínua de uma estratégica econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, com a finalidade de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em todos os setores produtivos. (Fonte: UNIDO/UNEP).

Como o Programa Produção mais Limpa, trabalha os três níveis de atuação: eliminação ou redução na fonte, reaproveitamento interno e reciclagem externa, a AGCO os desenvolve dentro de seu programa de Gestão Ambiental com ações que contemplam todos os níveis.

Energia:


A importância do uso racional de energia, aliada à filosofia da AGCO no incentivo à implantação de idéias e projetos de melhorias em diversas áreas, vem sendo a fonte de promoção do estabelecimento de vários trabalhos, que consolidam o programa “Uso Racional de Energia: eliminando desperdícios e buscando novas alternativas energéticas”. O programa compreende as seguintes ações:

Iluminação Eficiente - busca de alternativas racionais para incrementar o nível de iluminação:
  • Utilização de telhas translúcidas (Engenharia e Fábrica);
  • Utilização de sensores de presença;
  • Substituição de lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio na iluminação viária;
  • Práticas de otimização da iluminação em cabines de pintura.

Substituição da Matriz Energética - substituição dos equipamentos com sistema de aquecimento elétrico por sistema a gás:
  • Substituição de boilers elétricos para gás natural;
  • Substituição das estufas elétricas por estufas a gás;
  • Substituição da máquina de lavar peças com uso de energia elétrica por sistema com aquecimento a gás natural.


Otimização de Equipamentos e Instalações - melhoria da eficiência energética dos equipamentos e instalações da empresa:
  • Remanejo nas subestações;
  • Substituir motores com baixo rendimento;


Gerenciamento de Energia - o Sistema de Gerenciamento de Energia tem como objetivo o controle de demanda e monitoração para as instalações da AGCO, resultando em uma economia significativa de energia elétrica

Água:


Considerando a atitude pró-ativa da empresa frente às questões ambientais, principalmente no sentido de adotar medidas de prevenção da poluição e de incentivar o uso racional dos recursos naturais, a AGCO do Brasil possui o Programa Ambiental intitulado “Uso Racional da Água”, que compreende as seguintes ações:

Uso da água de forma minimizada e eficiente - busca de alternativas racionais para minimizar o consumo da água, nas quais destacam-se:
  • Instalação de torneiras automáticas; Circuito fechado no teste do sistema de hidrante.


Práticas de aproveitamento da água - Dentro da esfera dos trabalhos voltados para a redução do consumo de água, uma das medidas desenvolvidas está relacionada ao aproveitamento da água da chuva para o processo industrial. Todas as águas do tratamento superficial e da lavagem das colheitadeiras são provenientes da chuva.

Resíduos Sólidos, Efluentes Líquidos e Emissões Atmosféricas:


Projeto de Redução de Resíduos nas Fontes Geradoras - busca de alternativas ambiental e economicamente viáveis para a redução da produção de resíduos nas fontes geradoras, através do uso de matérias-primas menos impactantes, tecnologias limpas e housekeeping:
  • Redução de resíduos sólidos, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e poluição sonora.


Projeto de Reaproveitamento Interno - trabalho de reaproveitamento interno de materiais visando o aumento da vida útil dos mesmos?
  • Reaproveitamento de materiais diversos.


Projeto de Reciclagem Externa - considerando todos os benefícios ambientais da reciclagem, a AGCO do Brasil vem aprimorando e consolidando suas ações voltadas para o tema:
  • Reciclagem de resíduos metálicos;
  • Reciclagem de óleos; Reciclagem de materiais diversos.